Julianazati

Conheça o perigo de cozinhar diariamente com “temperos” industrializados

Os grandes avanços da ciência e da tecnologia tornaram nossa vida mais confortável e agradável, porém, em algumas situações que fazem parte do conforto, elas se tornaram fatores de risco para a nossa saúde e a de nossa família.

A falta de tempo, o ritmo agitado da vida, a inserção das mulheres no local de trabalho, profissional, transformam o ritmo das famílias, de forma que os produtos tiveram que ser modificados, a fim de se adaptar às exigências da sociedade de hoje. Dessa forma, alimentos semi-preparados, congelados e pré-cozidos foram criados para agilizar a preparação de alimentos diários.

Nesta ocasião, nos referimos especificamente aos cubos de caldo artificial já conhecidos de diferentes marcas comercializadas como Knorr, Kitano, Maggi, etc.

Os caldos podem ser usados ​​como um recurso para temperar nossas refeições, mas o que ninguém fala é que seus componentes incluem substâncias como o glutamato monossódico, um composto químico que gera reações alérgicas, náuseas, vômitos, arritmia: (é qualquer distúrbio no batimento cardíaco ou no ritmo cardíaco), efeitos na pele e até depressão.

Esses produtos não oferecem nenhum tipo de benefício à saúde, eles contêm grandes quantidades de sódio que são equivalentes a aproximadamente duas colheres de sopa de sal grosso.

Os danos à nossa saúde

Sua característica intensa e concentrada “sabor”, que fascina a todos, não é tão atraente para o sabor em si; é precisamente por causa desses componentes que afeta funções especiais e essenciais; como: hipotálamo neurológico, gerando um tipo de condição de dependência que nos leva a comer cada vez mais, aumentando as chances de sofrer de obesidade.

Como você pode substituir?

Interromper o uso desses caldos artificiais não significa necessariamente que isso envolve comer sem sabor, pois você pode preparar seus próprios caldos caseiros e saudáveis, sem ter um composto químico, simplesmente congelando ervas juntamente com especiarias naturais.

Você pode pegar um recipiente e adicionar azeite ou óleo de coco, juntamente com ervas e especiarias que serão colocadas para congelar. Sempre que precisar preparar uma sopa ou apimentar uma refeição, use um desses cubos caseiros e naturais.

Se você é uma das pessoas acostumadas a comer alimentos saudáveis ​​e a vapor, pode armazenar o caldo resultante dos legumes que você cozinhou anteriormente.

Nunca esqueça que a saúde da família depende de cada um de nós; é muito importante cuidar de todos os detalhes para garantir que estamos consumindo produtos naturais, se for possível que eles sejam frescos e que tenham crescido com pouco fertilizante e de boa qualidade.

Outros alimentos que prejudicam nossa saúde:

Carnes processadas

As carnes processadas, como presunto, linguiça e bacon, não são totalmente saudáveis, podem conter até 400% mais sódio e 50% mais conservadores do que as carnes vermelhas não processadas. 

O pior desses alimentos é que alguns contêm nitritos e nitratos, ou seja, aditivos químicos que foram associados a vários tipos de câncer. 

Refrigerantes

Todas as pessoas sabem que o refrigerante faz mal à saúde, não é nova essa informação, mas quando é consumido demais, o corpo responde como se tivesse insulina em excesso, o que geralmente ajuda a absorver o açúcar no sangue e convertê-lo em energia. 

Nesse caso, no entanto, uma lata de refrigerante possui cerca de 10 colheres de sopa de corantes de açúcar e caramelo, 58% relacionados ao risco de desenvolver câncer.

Margarina

A margarina é feita a partir de gorduras prejudiciais ao organismo, sal, corantes e conservantes. É um produto que não deve entrar na casa de ninguém.

Se você ama sua família, não compre margarina! Opte sempre por manteiga!

Pipoca de microondas

Os sacos de pipoca de microondas geralmente são revestidos com produtos químicos que afetam a fertilidade e aumentam o risco de câncer.

Deixe um comentário