Julianazati

Terrário: Aprenda a fazer o seu em casa!

Um terrário é uma bela decoração natural da casa. E é muito fácil de fazer! Neste post nós ensinamos diferentes maneiras de fazer seus próprios terrários.

Um terrário é um pequeno jardim que é cultivado dentro de um pequeno espaço.

Eles são ideais para ter dentro de casa. As condições geradas nesta estufa em miniatura significam que as plantas não exigem muita manutenção.

Escolha o recipiente que você gosta, adicionando beleza e natureza aos ambientes de sua casa.

Neste post vamos dar muitas ideias para fazer o terrário mais adequado às suas necessidades!

O que você precisa saber antes de começar:

Escolha algumas plantas com características semelhantes e certifique-se de que elas cresçam juntas. Você pode usar quase todas as espécies que não exigem muito cuidado.

Os mais usados ​​são samambaias, musgo, suculentas e cactos, é sempre aconselhável escolher plantas que não cresçam acima do recipiente do terrário. Além disso, aqueles que preferem sombra e toleram altas temperaturas e umidade serão melhores.

Em relação ao recipiente, pode ser feito de plástico ou vidro. O mais importante é que seja profundo o suficiente para conter as raízes.

Os materiais indispensáveis ​​que você precisará para fabricar seu próprio terrário são:

Terra

Leve e com muita drenagem. Será melhor se incluir turfa ou musgo. Para verificar a drenagem, coloque um pouco de terra na mão, molhe um pouco e aperte o punho. 

Se a terra for pesada, ela se manterá unida quando você abrir a mão. Se for leve, vai desmoronar. Misture com vermiculita na proporção de 3: 1.

Pedras ou cascalho

Colocado na parte inferior, elas colaborarão com a drenagem. Para isso, seu tamanho não deve exceder 0,5 centímetros. No topo, eles darão um bom toque final ao terrário.

Carvão ativado

Ele será responsável por manter a terra fresca. Você precisará disso a menos que seu contêiner tenha um buraco no fundo para drenar a água. Você pode comprar em lojas de jardinagem ou aquários.

Musgo

Colocado no fundo do terrário, ele funcionará como uma esponja que absorverá o excesso de água.

Luvas

Elas serão especialmente úteis para manipular o musgo, já que você precisará se proteger para evitar um contato direto com os fungos. Você também deve usar para pegar carbono ativado.

Decoração

Procure por elementos que não sejam danificados pela água, como conchas, pedras ou qualquer ornamento que seja usado em tanques de peixes.

Faça um terrário, passo a passo

1. Limpe cuidadosamente o recipiente. Isso será ainda mais importante quando você estiver reutilizando um contêiner. Lave bem com água e sabão antibacteriano e lave várias vezes para remover qualquer resíduo que possa permanecer.

2. Para a drenagem, coloque uma camada de aproximadamente 2,5 centímetros de cascalho ou pedras misturadas com uma boa quantidade de carbono.

3. Adicione uma camada de musgo para evitar que o solo se infiltre no cascalho e elimine a quantidade de água contida no recipiente.

4. Coloque a terra. A quantidade necessária dependerá do tamanho do recipiente e do comprimento das raízes das plantas. Aplique suavemente para nivelar a superfície.

5. Retire as plantas de seus recipientes originais e agite suas raízes para remover o excesso de solo. 

Cave buracos na terra dentro do terrário e insira neles. Cubra a base dando um tapinha suave. É importante que as folhas não toquem no vidro, pois isso poderia favorecer o desenvolvimento de doenças e fungos.

6. Remova as plantas de seus recipientes originais e agite suas raízes para remover o excesso de solo. Cavar buracos na terra dentro do terrário e insira neles. 

Cubra a base dando um tapinha suave. É importante que as folhas não toquem no vidro, pois isso poderia favorecer o desenvolvimento de doenças e fungos.

7. Adicione os conjuntos. Se você quiser dar uma aparência mais natural, basta adicionar musgo ou pedras. Isso ajudará a evitar o crescimento de ervas daninhas.

8. Molhe até que as pedras no fundo estejam molhadas.

Manutenção de um terrário

Como o vidro amplifica a luz, será arriscado colocar as plantas antes do sol direto. Em vez disso, opte por iluminação indireta. Mantenha seu terrário dentro de casa e evite mudanças bruscas de temperatura.

A irrigação dependerá do tipo de planta. Em geral, você precisará regar a cada uma ou duas semanas. No entanto, cactos e suculentas são irrigados apenas uma vez por mês. Você saberá que deve fazer quando perceber que a terra ou os lados estão secos.

Para fazer durar mais tempo, remova imediatamente ervas daninhas, fungos e plantas doentes. Faça o mesmo com as partes murchas.

Agora você sabe o que é um terrário e como fazer um. Tente fazer em recipientes diferentes e decore usando sua criatividade!

Você gostaria de fazer um terrário em casa? Coloque as mãos para trabalhar e nos conte como foi!

Deixe um comentário