Julianazati

Unhas Fracas: 7 Causas Da Fragilidade + 5 Receitas Para Fortalecer De Vez

Alguns fatores que levam as suas unhas a enfraquecer e quebrar são a falta de hidratação e a deficiência de nutrientes.

Isso pode deixar as unhas fracas e com descamação. Mas, para além de um simples problema estético, as unhas podem estar sofrendo com reflexos de problemas relacionados ao desequilíbrio do organismo como um todo. Por isso tratar das unhas fracas pode também ser um cuidado que reflete no restante do corpo.

É normal ter unhas fracas? Qual pode ser a causa?

Ter unhas fracas não é algo normal, isso é na verdade um indicativo de que já interferências externas ou internas que podem estar abalando a sua composição e gerando fraque3za.

7 Fatores internos que enfraquecem as unhas

1. Hipo e Hipertireoidismo

Doenças que atingem a glândula tireoide, que é a glândula responsável por produzir um hormônio que regula as funções de nosso organismo, podem ter relações com sintomas como o das unhas fracas.

O hipo ou o hipertireoidismo podem ser problemas que as unhas fracas indicam, assim como outros sintomas como mudanças de peso, fadiga e alteração do ritmo intestinal.

Isso é explicado da seguinte forma, no hipotireoidismo ocorre a redução na produção dos hormônios, o que leva a uma diminuição do ritmo metabólico e consequentemente o enfraquecimento das unhas.

Enquanto isso, no hipertireoidismo, os hormônios são produzidos em quantidades maiores que as normais, e por isso as unhas tem uma tendência a crescer de forma mais rápida, porém mais fracas.

2. Anemia

A anemia consiste na falta de glóbulos vermelhos no sangue e quando uma pessoa está sofrendo com ela, tem uma alteração na distribuição dos nutrientes em seu organismo, por isso, pode ser que as unhas venham a enfraquecer.

3. Deficiências nutricionais

Dietas restritivas podem apresentar um perigo, já que uma alimentação inadequada pode gerar problemas na absorção intestinal, o que vai causar problemas, visto que isso interfere diretamente no equilíbrio do corpo, prejudicando o fornecimento dos nutrientes necessários para a formação da queratina, componente das unhas.

A deficiência de vitamina D no organismo, que é a vitamina responsável por fazer a absorção do cálcio, faz que o que organismo busque outros locais para retire esse mineral, buscando nos ossos e unhas, por exemplo, o que os deixa fracos. Enquanto isso, a vitamina A pode ser obtida com o consumo dos alimentos fontes de vitamina D, como a sardinha, ou então pela ingestão de suplementos alimentares e exposição a luz solar.

Já, o selênio e o zinco, que estão presentes nas oleaginosas, por exemplos, são minerais essenciais na composição das unhas. Dessa forma, se o organismo estiver carente desses nutrientes, então elas ficarão frágeis.

Outro elemento que precisa estar em equilíbrio para que os indivíduos possam manter unhas fortalecidas é a biotina, uma vitamina do complexo B, que está presente em alimentos como o tomate e que, é essencial na estruturação de pele e cabelo.

Outro problema muito comum é o baixo consumo de água, já que a água é um ingrediente fundamental para a hidratação da queratina e sua ausência deixa-a ressecada é quebrável.

4. Doenças dermatológicas

Doenças de pele são problemas que também podem prejudicar a saúde das unhas. São elas, por exemplo, o líquen plano e a dermatite.

Outra doença que pode vir a prejudicar a saúde das unhas é a psoríase, que pode acabar causando a escamação dessas regiões.

Quando as unhas fracas são fatores de uma dessas doenças, o ideal é buscar tratamento para a doença primeiramente, pois conforme a doença for controlada, provavelmente a força das unhas também será recuperada.

Unhas frágeis por fatores externos

5. Produtos de limpeza

Quem tem contato constante com produtos de limpeza pode acabar sofrendo com unhas fracas. Por isso, uma solução é utilizar luvas protetoras quando for utilizar esses produtos.

6. Uso de acetona

É preciso saber a diferença entre removedor de esmaltes e acetona. Isso porque são dois produtos diferentes, e apesar da acetona fazer a função de remover o esmalte, ela é muito mais forte que o removedor, que além de menos abrasivo, não possui o cheiro tão forte da acetona.

Usar o produto correto ajuda a não desidratar as unhas e causar manchas e enfraquecimento.

7. Traumas

Pequenos traumas podem gerar o enfraquecimento e a quebra das unhas, e isso pode ser muito mais comum do que você pensa. Quem costuma trabalhar digitando muito no computador, pode correr o risco de causar pequenos traumas que, podem ir enfraquecendo as unhas aos poucos, até que elas se quebrem.

O mesmo ocorre para quem tem o hábito de roer as unhas quando está nervoso ou ansioso, e ainda, quem tem o vício de bater as pontas das unhas nessas situações.

Melhores vitaminas para fazer as unhas crescerem

Quando o fator responsável pelo enfraquecimento das unhas é algum fator interno, como doenças, o ideal então é buscar tratamento para o problema, que, consequentemente irá servir para uma melhoria na saúde das unhas. Mas, quando o problema é gerado por outros fatores, então algumas vitaminas podem ajudar a alcançar resultados positivos no fortalecimento das unhas.

Base para unhas fracas

A base é uma opção para ajudar a enrijecer a queratina presente nas unhas. Entretanto, é preciso que você saiba que não são todas as bases que têm essa função.

Alguns produtos com efeito fortalecedor contém um produto químico chamado formaldeído, que inicialmente promove um bom resultado deixando as unhas muito rígidas, porém, depois pode vir a deixá-las muito mais frágeis do que antes.

Mas, existem produtos menos ofensivos e que podem ajudar. Procure por bases hidratantes com componentes naturais na fórmula e se for um caso mais grave, o ideal é procurar pela sugestão de um dermatologista.

Remédio para unhas fracas

Um dos remédios mais conhecidos para fortalecer as unhas é o Pantogar. É um medicamento ingerido oralmente que possui uma série de minerais e vitaminas, dentre eles a queratina e o pantotenato de cálcio, que são vitaminas que ajudam a fortalecer as pontas dos dedos.

Outros medicamentos que tenham como base a biotina e o silício orgânico também podem produzir ótimos resultados no tratamento da fragilidade das unhas.

Eles podem ser comprados na forma manipulada, porém, apenas um dermatologista pode fazer a indicação, já que cada fórmula vai depender das necessidades do paciente.

Suplementos para unhas fracas

O uso de suplementos vitamínicos comprados em farmácias ou manipulador, podem ter um grande efeito no tratamento das unhas frágeis, já que podem contribuir na nutrição da raiz das unhas e auxiliar no crescimento e estruturação delas.

Alguns minerais como Zinco, ferro e selênio são indicados nesses casos, assim como Biotina e Vitamina D, que são excelentes suplementos para unha quebradiça.

Produtos Hidratantes

Hidratantes são uma ótima opção para tratar unhas quebradiças. O ideal é encontrar produtos como óleos hidratantes com base de ureia e passar eles na raiz, nas cutículas e no comprimento das unhas. Isso vai ajudar a evitar o ressecamento, que altamente prejudicial para a queratina.

Os hidratantes podem ser passados diariamente.

Vitamina caseira para unha

Receitas caseiras podem ser uma boa aposta para fazer com que as unhas cresçam rápido e fortes. Mas, elas só surtirão efeito quando o desequilíbrio causador do enfraquecimento for exatamente o desequilíbrio de componentes das suas unhas.

Uma boa alternativa para fazer a hidratação é molhar gases ou algodão em suco de laranja, azeite, suco de limão ou suco de tomate e deixar sobre as unhas por pelo menos 10 minutos, lavando logo em seguida.

Uma outra dica também muito eficiente é utilizar o óleo de rícino todos os dias antes de dormir. Basta passar eles sobre as unhas com o auxílio de algodão.

Deixe um comentário