Julianazati

Você sente dormência e formigamento nas mãos? Cuidado! Veja o Que Isso Significa

Você já sentiu uma terrível sensação de dormência e formigamento?

Os sintomas incluem:

  • Dor
  • Sensações de uma parte do corpo “adormecer”
  • Dormência
  • Formigamento
  • Pele que parece quente ou fria
  • Dor aguda

Agora vamos falar sobre algumas das deficiências nutricionais que podem causar um ou mais dos sintomas acima – principalmente, dormência e formigamento.

5 deficiências que causam dormência e formigamento

1. Cálcio:

O corpo não produz cálcio, portanto devemos adquirir por meio de alimentos e suplementos. O cálcio é fundamental para a nossa saúde e bem-estar. Além de manter os ossos saudáveis ​​e protegidos, o cálcio também ajuda na saúde do coração, sangue e músculos. 

Nós perdemos quantidades desse mineral através do suor, urina e fezes. E você não sabe, dormência e formigamento são dois dos sintomas mais comumente relatados de baixo teor de cálcio.

Como adquirir cálcio:

Produtos lácteos – por exemplo, queijo, leite e iogurte – são excelentes fontes de cálcio. No entanto, muitos outros alimentos não lácteos são ricos em minerais. 

Leite de Soja, cereais fortificados, água potável e pães são boas fontes. Você também pode encontrar muitos suplementos de cálcio de qualidade no mercado.

2. Magnésio:

O magnésio está envolvido em mais de 300 reações químicas do corpo, incluindo as funções do coração, músculos e até hormônios. Como a deficiência de magnésio é conhecida por perturbar a função do nervo, a falta de nutrientes pode levar a sintomas como formigamento e dormência.

Como adquirir magnésio:

Boas fontes alimentares de magnésio incluem espinafre cozido, legumes e sementes de abóbora. 

N é recomendado tomar mais de 350 miligramas de magnésio por dia. Também vale a pena mencionar que o excesso de álcool, cafeína e refrigerante acelera a perda de magnésio por meio da excreção renal.

3. Vitamina D:

Não ingerir quantidade suficiente de vitamina D interrompe a absorção de cálcio na dieta pelo nosso corpo. Cálcio, é claro, é essencial para a saúde dos ossos. 

Esses problemas também podem se espalhar para áreas das extremidades, incluindo os músculos, que podem apresentar uma sensação de dormência ou formigamento. 

As deficiências de vitamina D também podem produzir sintomas como fadiga, perda de apetite, perda de peso e constipação.

Como adquirir vitamina D:

A luz do sol é a melhor fonte de vitamina D. Cereais, leite e produtos de soja são boas formas de adquirir vitamina D.

4. Vitamina B12:

A deficiência de B12 pode produzir sintomas como depressão, delírios e perda de memória. Fisicamente, baixos níveis de B12 podem causar dormência e formigamento, juntamente com icterícia, dor nas articulações e falta de ar. 

A vitamina B12 é necessária para uma infinidade de funções, incluindo a produção de DNA, nervos e células.

Como adquirir vitamina B12:

A deficiência de B12 surge de uma das duas coisas: hábitos nutricionais ou incapacidade de absorver o nutriente. Além disso, as plantas não produzem a vitamina, colocando os vegetarianos e veganos em maior risco. 

Independentemente disso, a solução depende do grau de gravidade. As deficiências leves podem ser corrigidas com um simples multivitamínico; deficiências graves podem exigir comprimidos de alta dose de B12 ou algum outro tratamento.

5. Vitamina E:

Como um potente antioxidante, a vitamina E protege o tecido do corpo dos radicais livres. Além de proteção celular, ou talvez por causa disso, “E” é conhecido por suas propriedades antienvelhecimento. 

A vitamina E ajuda a proteger o sistema nervoso. Quando o corpo tem uma quantidade baixa de vitamina E utilizável, podemos sentir dormência ou sensação de formigamento nas mãos, pés e dedos dos pés.

Como adquirir vitamina E:

Boas fontes de vitamina E incluem brócolis, kiwi, manga, nozes e sementes (especialmente girassol), tomates e óleos vegetais. Suplementos de vitamina E são geralmente considerados seguros. 

Se estiver grávida, procure o conselho do seu médico. Altos níveis de vitamina E podem representar uma ameaça para a saúde do feto.

Deixe um comentário