Julianazati

Xixi do cão em casa: 3 erros comuns e como resolver o problema

É muito divertido ter um cachorro em casa. O que não nos diverte muito é quando descobrimos os lugares inusitados que nossos cães fazem as necessidades fisiológicas. E o pior é que se não a limparmos bem, o cheiro da urina que fica no local vai encorajar o cão a escolher aquele local repetidas vezes.

A urina contém amônia. Se não limparmos bem as superfícies, com o tempo a água da urina evapora e a concentração de amônia que libera os vapores permanece. Isso não apenas emite um mau cheiro, mas pode causar problemas de saúde, especialmente se o ambiente não estiver bem ventilado.

Seja no carpete, no sofá ou em um canto da cozinha, precisamos limpar imediatamente. Mas às vezes não é fácil, e é muito fácil cometer erros que, em vez de limpar a urina, intensificam o mau cheiro.

1. Não limpar imediatamente

Esse é um erro comum que a maioria dos donos de pets fazem. Pode acontecer que encontremos o acidente na urina do nosso animal de estimação no momento em que saímos para uma reunião ou no meio de algo que não podemos adiar. Quanto mais tempo a sujeira permanecer, mais difícil será limpa posteriormente, especialmente se for um tapete.

Com o passar do tempo, as superfícies podem absorver a urina e isso será um perigo para a saúde dos moradores da casa.

2. Não usar um detergente próprio

Se usarmos o detergente que temos em casa, é bem possível que o cheiro de amônia desapareça, mas ficará uma substância pegajosa na superfície, que com o tempo ficará impregnada de poeira e sujeira.  

3. Usar produtos com água sanitária ou amônia

É como combater o fogo com mais fogo. Como dissemos, o xixi do cachorro tem amônia como um de seus componentes, então não é uma boa ideia adicionar mais amônia para combater o mau cheiro.

Por outro lado, o alvejante é basicamente um detergente de amônia, e não é usado para limpar, mas para desinfetar. Se você usar algum desses produtos, devido ao componente amônia, seu cão pode ser convidado a continuar usando o local como banheiro.

O que devo fazer então?

Agora que você sabe o que não fazer, darei algumas dicas que farão a mancha e o odor desaparecerem.

Uma opção são os detergentes enzimáticos. É um produto ecologicamente correto que possui pH neutro e auxilia na dissolução de diversas substâncias. Eles não têm ingredientes tóxicos e são biodegradáveis.

Depois de remover a mancha, você pode usar um produto caseiro para remover o odor. Despeje um pouco de água sobre a mancha e esfregue na metade do limão.

Se preferir, esprema o limão e despeje sobre a mancha. O ácido do limão acabará eliminando os vestígios de urina e o cheiro da fruta dará um perfume agradável em sua casa.

Deixe um comentário