A natureza é perfeita e fez os alimentos verde como frutas, verduras, legumes e afins na medida certa para o ser humano.
É possível conseguir através de uma alimentação vegana, as proteínas que você precisa para viver. Confira isso na dicas abaixo:
1. Batata
É difícil quem não seja chegado em uma batata cozida, assada ou frita. Ela tem muita proteína para o nosso organismo: 4,28 g por unidade aproximadamente.
Ela também tem mais vitamina C que o tomate e mais potássio que uma banana! Se comer com casca melhor ainda pois você terá um bônus de fibras e vitaminas do complexo B.
2. Amêndoas
Tem cerca de 21 gramas de proteínas em 100 gramas de amêndoas. Ela é excelente para prevenção de doenças cardiovasculares e fortalece os ossos.
3. Castanha de caju
A castanha é uma ótima fonte de nutrientes e tem 15,3 g de proteínas em 100 gramas da castanha. Ela equilibra os níveis de colesterol no sangue e fortalece o sistema imunológico.
4. Quinoa
Em 100 gramas de quinoa você tem 20 gramas de proteínas. Ela é rica fonte de magnésio, ferro, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E, vitaminas do complexo B e antioxidantes.
Seu consumo pode ser no café da manhã e também ao longo do dia.
5. Aveia na versão em flocos
Uma porção de aveia crua de 100 gramas tem 13,9 de proteínas. Tem muitos nutrientes importantíssimos para nossa saúde. Contribui para o bom funcionamento do aparelho digestivo e equilibra as taxas de colesterol no sangue.
6. Lentilha
A lentilha tem seu encanto na cultura da virada de fim de ano e também é uma delícia. Em 100 gramas da lentilha são encontradas 25 gramas de proteína.
Ela é poderosa! Uma concha de lentilha corresponde a 100 gramas de carne! A melhor forma de aproveitar todos seus benefícios é consumindo a lentilha sempre cozida.
7. Grão de bico
Além de um alimento versátil, você pode comer como salada ou somente refogado, também é delicioso. Uma concha do grão também corresponde a 100 gramas de carne. Tem destaque como um das melhores fontes de proteínas entre a galera leguminosa.
8. Chia
De uns tempos pra cá a chia tem feito sucesso para quem quer ter uma alimentação equilibrada perdendo peso. Em duas colheres de sopa de chia você tem 3 gramas de proteína.
Você pode usar as sementes em sucos, iogurte, salada, cereais e até em compotas, bolos e pudins.
Mas atenção: as sementes precisam ser moída para ser em absorvida pelo sistema digestivo.
9. Pistache
O pistache possui ácidos graxos e fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino e também tem minerais importantes como magnésio, potássio, cobre, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B.
Além de ser muito saboroso, em 100 gramas do pistache, você tem 20,9 gramas de proteínas.
10. Goiaba
A frutinha constantemente perseguida pelo Chico Bento da Turma da Mônica, tem muito valor! Em 2 goiabas médias você terá 4 gramas de pura proteína, 9 grama de fibra e 3 vezes mais vitamina C que uma laranja grande!
Ela é riquíssima em licopeno, um fitonutriente que previne câncer, doenças cardíacas e pressão alta.
11. Couve
Tem 2,87 de proteínas em um xícara de couve. A verdinha super conhecida faz parte da família do repolho.
É amiga de quem quer perder e tem benefícios como vitamina C, vitamina B6, antioxidantes e fibras. Também possui luteína, que fortalece os ossos.
12. Aspargos
O aspargo fornece ácido fólico, vitaminas B e C e também fibras importantes para o nosso organismo. Em uma xícara de aspargos você encontra 3 gramas de proteína.
Dica
Para você aproveitar muito bem os benefícios dos vegetais associe alimentos de outros grupos e consuma entre as principais refeições.
Legal, muito obrigada pela dica. Sou vegana e busco alimentos rico em proteínas…..